Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Desafios para 2016

Com o Natal quase à porta, está na altura de começar a arrumar as leituras de 2015 e traçar objectivos para o próximo ano. Hoje vou centrar-me apenas neste último ponto, pois parece-me que o balanço de 2015 vai ser um nadinha mais trabalhoso. 

Penso que este ano não vou definir limites nas compras de livros, porque também não estou a prever um futuro muito satisfatório nessa área. Por agora estou desempregada, tenho a casa para sustentar e ainda há muito para organizar e mobilar. Ou seja, comprar livros não é de todo uma prioridade. Vai custar, é verdade, mas se repararem já fez algum tempo desde o último post de aquisições. 

Espero manter as parcerias editoriais, que tanto me ajudaram em 2015 a descobrir novos autores e a explorar outros géneros literários. Foi uma experiência muito positiva. Talvez procure novas parcerias para 2016, mas ainda é um caso a ponderar. Ler mais livros da minha estante, continua a ser uma prioridade! 

E como não podia deixar ser ser, vêm aí os desafios! 

Em 2016 vou participar no desafio Ler Autores Portugueses, de que tomei conhecimento através da Tita, do blogue O Prazer das Coisas. Consiste em ler um livro de um autor português, a cada mês. A escolha dos autores fica ao critério de cada um e, tendo em conta que o clube de leitura também tem apostado nesta temática, não me parece um desafio de difícil execução. 

E como não podia deixar de ser, eu e a Su, do blogue Voyage, preparámos dois desafios que vão estar a funcionar como parceria entre os dois blogues. Não foi nada fácil! Foram precisos uns quantos cafés ao longo do verão para nos debruçarmos sobre os nossos cadernos rabiscados com ideias, para decidirmos quais iríamos por em por em prática este ano. Então aqui fica!

Desafio Inverso

O desafio inverso consiste em escolher, a cada mês, um livro que se enquadra numa das categorias apresentadas. O género literário fica ao critério de cada um e, claro, pode-se realizar os dois temas, em vez de apenas um. Pessoalmente, espero recorrer aos livros já existentes na estante para cumprir o desafio.


Janeiro: um livro do autor preferido / um livro de um autor que desconheces
Fevereiro: um livro passado no futuro / um romance histórico
Março: um livro sobre um ou mais crimes (romance policial/thriller/história verídica, etc.) / um livro sobre um romance “fofinho”
Abril: um livro com a acção localizada na nossa época / um livro com elementos de fantasia
Maio: um livro impingido (emprestado por um amigo; impingido pelo bibliotecário, etc.) / um livro que está na estante há mais de um ano
Junho: um livro de um autor português / um livro de um autor estrangeiro
Julho: um livro passado num país que queres visitar / um livro passado num país que dispensas conhecer
Agosto: um livro para descontrair / um livro para te deixar o coração apertado (história verídica; thriller; terror; drama, etc.)
Setembro: um livro sobre algo ou alguém que admiras / um livro sobre algo ou alguém que odeias (verídicos ou fictícios)
Outubro: um livro que te dá medo de ler (terror; número de páginas; clássico, etc.) / um livro que queres muito ler
Novembro: um livro com uma capa que adoras / um livro com uma capa que odeias
Dezembro: um livro escrito há mais de 100 anos / um livro escrito há menos de 100 anos

 Desafio de Clássicos

Este é um desafio mais pessoal porque, à semelhança do que acontece com a necessidade de apostar mais em autores nacionais, também achamos que está na altura de apostar mais em literatura clássica. Decidimos que as leituras definidas neste desafio serão bi-mensais, de modo a podermos conciliar com o clube de leitura, parcerias e outros desafios. Ainda assim é o desafio que me assusta mais! 
Fizemos uma selecção de livros que ambas temos na estante, para evitar custos e diminuir a pilha TBR, e apesar da "regra" dos dois meses por livro, acabámos por escolher dez livros, para o caso de conseguirmos um bom ritmo de leitura. Então, pela ordem que estão a presentados, os livros escolhidos são:

  • Anna Karenina
  • Orgulho e Preconceito
  • Jane Eyre
  • 1984
  • Admirável Mundo Novo
  • A Metamorfose
  • O Monte dos Vendavais
  • Madame Bovary
  • O Primo Basílio
  • Amor de Perdição 
Se a coisa correr bem, quem sabe se no próximo ano não repetimos a proeza! 

Claro que quem nos quiser acompanhar, é sempre bem-vindo! 

E vocês, já decidiram em que desafios vão participar? Contem-nos tudo!

10 comentários:

  1. Olá Sofia!
    Antes de mais, parabéns pela vossa iniciativa! São dois excelentes desafios.
    E posto isto, resta-me dizer que: "Quero participar em ambos" =D
    Apesar de no desafio de clássicos só tenho 3 por ler - Anna Karenina, A Metamorfose e O Primo Basílio - os outros 7 já li ;)
    Pode ser assim?
    Beijinhos

    PS - vou fazer em breve o post com os desafios em que vou participar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Boa, vamos gostar muito de te ter a bordo :)
      Pode sim senhora. Sim, nós escolhemos alguns clássicos que já é uma vergonha ainda não termos lido. Talvez no próximo ano consigamos variar um bocadinho mais.

      Depois tenho que espreitar o teu post :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Força, Spi!!!
    Estou para ver onde nos metemos com os desafios hehe para 2017 fazemos um tipo "A Volta ao Mundo"...

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era umas das hipóteses, mas essa ideia tem que ser muito bem trabalhada!

      Eliminar
  3. Viva,

    Bem é só desafios mas acho muito bem faz com que variemos as leituras e nos mantem motivados para a leitura.

    Que corra tudo bem e cá estarei para ir acompanhando :D

    Bjs e boas festas...já neva :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Como sempre, planos e mais planos! Resta saber o que se consegue cumprir. O deste ano até estava a correr bem até ao verão... Mas o que interessa é variar e desfrutar a leitura :)

      beijinhos e boas festas!!

      Eliminar
  4. Olá. Adorei a ideia do Desafio de Inverno. Posso participar nesse?
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Claro que sim :) Eu ainda vou criar um grupo no goodreads para os participantes irem falando sobre os desafios. Depois faço um post com os links.

      beijinhos

      Eliminar
  5. Viva. :)
    Bem, eu este ano cumpri o desafio Viagens à Lareira e fiquei bem realizado com isso :D Os objetivos foram alcançados.
    Para 2016 não estou a pensar entrar em nenhum. Isto porque as expectativas ao nível de leituras dizem-me que elas possivelmente irão passar mais por pesquisa. E de qualquer forma este ano quero andar mais ao sabor da maré. Estou com a ideia de ter um ano com menos preocupações a todos os níveis. :p A ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Portaste-te muito melhor que eu no desafio! Estes projectos são sempre uma boa forma de diversificar as leituras.

      Uh estou a ver que vêm aí novidades. Mas fazes bem em ir mais ao sabor da maré. Também sabe bem :)

      Espero que corre bem!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)