Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 3 de novembro de 2013

Sono

Para quem ainda não conhece, este é o novo livro do Murakami. Foi publicado esta semana e adquiri-o nas pré-vendas da Fnac. Só não lhe peguei assim que o recebi porque queria mesmo acabar de ler Os Pilares da Terra, mas se soubesse que se lia tão bem... Só precisei de uma hora e meia para ficar a conhecer esta história. 

Quem já conhece outras obras deste autor, sabe que em todos os livros são criados outros mundos ou realidades diferentes daquelas a que estamos habituados. Os seus livros chegam a ser um tanto surreais e Sono não é excepção. A história é narrada pela protagonista, da qual não chegamos a saber o nome. Na verdade, não sabemos o nome dela nem de qualquer outro personagem da história.
"Há dezassete dias que não durmo". É desta forma que se inicia a narrativa e aos poucos ficamos a conhecer a rotina diária da protagonista bem como as alterações da mesma a partir do momento em que aceita a sua nova condição. Para ela, o facto de não dormir é encarado como uma evolução da espécie humana bem como uma forma de ter tempo para fazer o que bem lhe apetecer. Desta forma, desempenha a sua rotina diária normalmente e de noite, sem que o marido ou o filho se apercebam de alguma mudança, tem uma vida paralela. Há uma separação da mente e do corpo, e a realidade passa a ser encarada como sendo apenas isso, a realidade. As diversas responsabilidades do dia a dia, como as lides da casa, brincar com o filho, fazer amor com o marido, passam a ser encaradas de uma forma mecânica.

Como já é habitual nos livros do Murakami, não deixam de surgir personagens estranhos, que aparecem e desaparecem do nada. Reparei que nesta história não há tanta referência a musica como é habitual, mas o autor enfatiza o hábito de ler, sendo a ocupação favorita da protagonista. Só gostava que o autor não tivesse feito alguns spoilers ao livro da Anna Karénina, que ainda gostava de ler um dia. Nem vi o filme por causa disso. Enfim...

O final do livro, como sempre, é estranho e sem qualquer tipo de conclusão. Até fiquei surpreendida quando virei a página e vi que tinha acabado a história. Por isso não sei bem o que achar do final do livro, mas de qualquer forma gostei muito.

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)