Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Histórias de um Portugal Assombrado

Histórias de um Portugal Assombrado, de Vanessa Fidalgo é, como o nome indica, uma compilação das histórias mais assustadoras que se contam pelo país fora. Algumas são lendas dos tempos dos Reis e dos mouros, outras são relatos contados na primeira pessoa de experiências paranormais em edifícios abandonados, estradas, grutas... 

Os cenários são variados, os personagens podem ser Reis, princesas, bruxos ou pessoas do povo. As histórias mais bonitas são as que falam de amores proibidos (se bem que quase todas as tragédias começam com um amor impossível). Claro que as moças são todas muito bonitas, por acaso, e os príncipes são muito formosos. 

A leitura deste livro depende muito das crenças de cada um e acredito que os mais cépticos não lhe peguem e que os mais crentes tenham medo daquilo que podem ler. Achei o livro um bocado assustador ao inicio, ao ler os relatos mais actuais, mas quando comecei a ler a parte das lendas já não me fez impressão. 
A jornalista conta-nos uma das lendas da Boca do Inferno, a história do AMO-TE da escola de artes António Arroio, em Lisboa, debate a veracidade da história da rapariga que pede boleia na Serra de Sintra, entre outras histórias conhecidas. Claro que quem conta um conto, acrescenta um ponto, e muitas vezes encontramos vários relatos ou várias versões de uma mesma história. 
Gostei do livro, apesar de estar fora da minha zona de conforto. Foi diferente e interessante.

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)