Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 9 de julho de 2013

A Trança de Inês

Este romance, da autoria da actriz e escritora Rosa Lobato de Faria, baseia-se na trágica história de amor de D. Pedro I e Inês de Castro. 
Foi a minha estreia nos romances da autora e gostei muito. 
Neste livro vamos encontrar um Pedro louco, preso num manicómio onde constantemente recorda episódios da sua vida presente, da sua vida passada e, se possível, de uma vida futura. Em todas as vidas encontra a sua amada Inês, com a sua cabeleira farta e dourada presa numa linda trança que ele tanto adora. São descritas três vidas, três paixões que se encaminham para o mesmo trágico destino. Quantas vezes mais terá Pedro que vir ao mundo para ser privado do seu amor por Inês? 
Ao inicio o livro é um pouco confuso porque tal como os devaneios na mente de um louco, são-nos apresentados os três cenários de uma forma pouco clara. Fiquei um pouco baralhada ao inicio. Mas com a continuação tudo se percebe perfeitamente.
O livro é pequeno, lê-se muito bem e além do tamanho também está escrito de uma forma muito pessoal, carregada de amor e de dor e de confusão, como se fosse o próprio Pedro a relatar a história. Acho que a autora conseguiu passar muito bem ao leitor os sentimentos que atormentam o personagem principal. Chego ao fim a pensar "será possível haver um amor assim tão grande que nem a morte consiga separar? Será que estamos destinados a voltar ao mundo para corrigir os nossos erros ou viver os mesmos dramas?" 
Gostei muito do cenário descrito no tempo Futuro, apesar de ter regras muito rígidas e cruéis, encontramos um mundo com pés e cabeça e foi com certeza muito bem pensado. 

Recomendo o livro e fico com curiosidade de ler mais algum livro da autora. Provavelmente "Os Linhos da Avó" ou "As Esquinas do Tempo".

Ultimamente ando cheia de sorte com os livros escolhidos! Têm saído todos muito bons.

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)